Skip to content

feat: adiciona menu de outras cidades#88

Merged
jaonoctus merged 1 commit into
saopaulobitdevs:masterfrom
brenorb:feat/sp-other-cities
May 21, 2026
Merged

feat: adiciona menu de outras cidades#88
jaonoctus merged 1 commit into
saopaulobitdevs:masterfrom
brenorb:feat/sp-other-cities

Conversation

@brenorb

@brenorb brenorb commented May 17, 2026

Copy link
Copy Markdown

Resumo

  • adiciona a aba Outras Cidades no menu principal
  • cria/atualiza a página /cities com links para os outros BitDevs do Brasil
  • mantém um link separado para a lista global do BitDevs NYC

Validação

  • git diff --check

Closes #87

@jaonoctus jaonoctus left a comment

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

Choose a reason for hiding this comment

The reason will be displayed to describe this comment to others. Learn more.

Concept NACK

  • O escopo do site é São Paulo, inclusive está no próprio domínio.
  • saopaulobitdevs.org/cities referenciando outros estados é semanticamente incorreto.
  • Manter um diretório de outras cidades cria dependência de manutenção externa (o que não mudará com frequência, mas não invalida o ponto).
  • Se isso for realmente importante, deveríamos manter um brbitdevs.org ou algo similar e referenciar todos os eventos brasileiros lá, ao invés de ter que replicar a mesma informação em diferentes sites

@brenorb

brenorb commented May 20, 2026

Copy link
Copy Markdown
Author
  • Não acho extremamente importante, mas acho que facilitaria para novatos
  • Poderia ser saopaulobitdevs.org/other_cities, mas me pareceu muito grande. Uma outra ideia poderia ser saopaulobitdevs.org/partners de eventos parceiros ou algo do tipo. Zero paixões sobre a forma final exata
  • Cria dependência de manutenção externa sim, mas é mínima, um prompt e abre PR para todas as cidades ao mesmo tempo
  • Acho que um brbitdevs.org é demais para isso e é contra o próprio conceito de o novato achar outras cidades mais fácil, já que ele vai ter que saber um domínio a mais que ele já desconhece.

De qualquer forma, se é concept NACK, não sei se teria muito o que fazer 🤷‍♂️ gg

@jaonoctus

jaonoctus commented May 20, 2026

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

Não discordo do conceito de referenciar outras cidades, mas na forma. Manter cópias em diferentes sites é mais custoso (Na minha cabeça. Mesmo que use AI pra atualizar tudo e excluir o próprio site) do que manter um site e adicionar uma referência estática.

já que ele vai ter que saber um domínio a mais que ele já desconhece.

Não, apenas apontaria para esse novo domínio, como disse anteriormente. E isso ajudaria com SEO, potencialmente fazendo o usuário já cair no lugar certo. Afinal de contas, por que o usuário entraria no site SAO PAULO bitdevs?

@brenorb

brenorb commented May 20, 2026

Copy link
Copy Markdown
Author

não tinha ficado claro que seria bidirecional. Aí faz mais sentido. Por mim tá ok. Só fica a questão de quem é que assume o site nacional, for fôssemos por esse lado.

@lorenzolfm

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

O bitdevs.org tem um /cities btw

https://bitdevs.org/cities

Tudo bem que o dominio é "global".

Eu acho okay botar um /cities aqui com as outras cidades do brasil

@jaonoctus

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

@brenorb prove eu ponto e referencie PRs em cada site/repo brasileiro!

burn your fucking tokens (or use a local model lol)

@brenorb

brenorb commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown
Author

O bitdevs.org tem um /cities btw

https://bitdevs.org/cities

Tudo bem que o dominio é "global".

Eu acho okay botar um /cities aqui com as outras cidades do brasil

@lorenzolfm Foi essa a ideia mesmo

@brenorb prove eu ponto e referencie PRs em cada site/repo brasileiro!

burn your fucking tokens (or use a local model lol)

@jaonoctus Já estava feito antes de você pedir ;)
(a propósito, isso é tão extremamente simples que não gasta quase nada de token)

Feito. 👾

PR de Brasília mergeado:

• Brasília PR: ClubeBitcoinUnB#44

Outros Bitdevs brasileiros:

• Belo Horizonte

• Issue: plebemineira#36
• PR: plebemineira#37
• Curitiba

• Issue: curitibabitdevs#49
• PR: curitibabitdevs#50
• Florianópolis

• Issue: lorenzolfm/floripabitdevs#32
• PR: lorenzolfm/floripabitdevs#33
• Porto Alegre

• Issue: poabitdevs#15
• PR: poabitdevs#16
• São Paulo

• Issue: #87
• PR: #88

Chequei também que todos esses PRs estão abertos e com merge state CLEAN.

@jaoleal

jaoleal commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown

Se isso for realmente importante, deveríamos manter um brbitdevs.org ou algo similar e referenciar todos os eventos brasileiros lá, ao invés de ter que replicar a mesma informação em diferentes sites

Eu concordo, tentei ajudar nesse ponto com o https://github.com/jaoleal/BitdevsBrasilMapa, eh bem simples e prematuro mas a ideia continua sendo indexar os bitdevs do Brasil.

Eu acho okay botar um /cities aqui com as outras cidades do brasil

Eu concordo com o noctus no sentido que isso vai criar um burden de dependencia, a cada bitdevs novo a gente vai ter que abrir pr pra todos os outros bitdevs ? Alem do mais, vai gerar atrito e conflito de interesse da mesma forma que esta acontecendo aqui... Acho que o mais eficiente para solucionar esse ponto eh ter esse index centralizado e adicionar ele ao inves de uma lista de bitdevs, como mencionado anteriormente.

Inclusive, convido voces a assinarem com suas chaves no https://github.com/jaoleal/BitdevsBrasilMapa, a ideia eh que o repositorio vai se tornar um ponto de referencia cumulativo com o tempo, acredito que forks e outros projetos que tentariam fazer o mesmo nao perderiam a veracidade das assinaturas e qualquer um poderia consumir do schema json bem simples que esta proposto la

@jaoleal

jaoleal commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown

(a propósito, isso é tão extremamente simples que não gasta quase nada de token)

Sim, mas voce esqueceu do bitdevs UDI. Agora voce teria que atualizar os prs abertos e abrir pr novo para os que ja foram mergeado, plus abrir pr no bitdevs UDI... Com a expansao e adocao de Bitdevs pelo Brasil, voce quem vai abrir um pr novo para cada bitdev em todos os bitdevs novamente ? Acho que o Big O disso seria (n+1)ˆ2 de PRs a cada nova atualizacao ou se simplesmente mudar o dominio.

@jaoleal

jaoleal commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown

Com uma pesquisa rapida no google, existem 319 cidades com mais de 100.000 habitantes no Brasil (eu nao quero entrar em meritos do quanto de pessoas um bitdevs precisa ter para ser considerado, o numero eh arbitrario para filtro).

Agora, digamos que de forma devagar e durante os anos os bitdevs vao sendo criados e adotados, pra n=319 isso dá ~51 mil PRs.

Nao quero supor que todos essas cidades vao aderir mas quem somos nos para dizer aonde vai ou nao vai ter bitdevs ?

Isso meio que afeta a arquitetura descentralizada dos bitdevs pois com certeza esse /cidades vai dessincronizar e se tornar inutil rapidamente... Uma solucao mais interessante eh todos apontarem para um index compartilhado como mencionado anteriormente

@brenorb

brenorb commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown
Author

Sim, mas voce esqueceu do bitdevs UDI

Eu não esqueci. O pessoal de Uberlândia que esqueceu de por o site deles em bitdevs.org/cities. Não tem menção nenhuma lá, nem issue, nem PR. Eu nem sei se eles já tem site. Você mesmo não trouxe o site deles no seu comentário. Como vou saber? Esse é justamente o ponto desse PR. Eu poderia saber que eles existem a partir de qualquer outro Bitdevs, não precisaria saber que existe um mapa (que pode estar atualizado ou não) ou um brbitdevs. Só olho o que eu frequento e pronto, está lá.

Me passa o site que atualizo todos os PR em dois minutos.

pra n=319 isso dá ~51 mil PRs

Adoro seu otimismo, mas no mundo inteiro tem listado apenas 43 cidades. No github tem 83 projetos com "Bitdevs" no nome, não são todos sites dos eventos. Se um dia a gente chegar minimamente perto disso, vai fazer todo o sentido ter um bitdevs.org.br. Com meia dúzia, big O notation não muda muito.

@jaoleal

jaoleal commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown

Adoro seu otimismo, mas no mundo inteiro tem listado apenas 43 cidades. No github tem 83 projetos com "Bitdevs" no nome, não são todos sites dos eventos. Se um dia a gente chegar minimamente perto disso, vai fazer todo o sentido ter um bitdevs.org.br. Com meia dúzia, big O notation não muda muito.

Sistemas Descnentralizados precisam ser resistentes a adocao, grande parte da problematica atual do bitcoin tem sido tornar ele mais resistente a adocao. Por exemplo, o esquema de UTXO set nao escala tao bem dado a populacao mundial e por isso existem projetos como utreexo que na verdade escalam junto com a adocao ao inves de resistir a ela.

Eu não esqueci. O pessoal de Uberlândia que esqueceu de por o site deles em bitdevs.org/cities. Não tem menção nenhuma lá, nem issue, nem PR. Eu nem sei se eles já tem site. Você mesmo não trouxe o site deles no seu comentário. Como vou saber? Esse é justamente o ponto desse PR. Eu poderia saber que eles existem a partir de qualquer outro Bitdevs, não precisaria saber que existe um mapa (que pode estar atualizado ou não) ou um brbitdevs. Só olho o que eu frequento e pronto, está lá.

Sim e eu concordo com voce, existe esse problema para conhecer os bitdevs que existem e indexar eles, independente se voce vai criar um site pra isso ou um mapa, e esses mesmos nao precisam ser centralizados em um unico repositorio, mas ai eu acho que arrumar uma solucao pra isso seria mais pra frente (sincronizar os indices de alguma forma).

O que esta sendo pautado e discutido nao eh se o problema eh valido, mas como devemos tratar ele... Ao inves de uma lista de cidades numa pagina, esta sendo proposto um indice externo... Que alem do mais, se apresenta como uma solucao menos intrusiva e o caminho com menos atrito, dado que as vezes nao eh de interesse dos hosts e mantenedores do bitdevsX de ter esse problema de ficar atualizando essa lista ou esperar o breno atualizar por eles.

O pessoal de Uberlândia que esqueceu de por o site deles em bitdevs.org/cities.

Acho um pouco erroneo colocar esse criterio para conhecimento de um bitdevs, os hosts publicam nos seus proprios meios e nos meios interessados... Ajuda bem mais na adocao simplificar os meios de divulgacao e conhecimento de bitdevs fora do seu pais e com outra lingua sendo usada sao barreiras que precisam ser consideradas... Ja vi muita gente conseguindo acompanhar o desenvolvimento do bitcoin sem saber tecnicalidades e ingles atraves do bitdevs Sao Paulo e eu acho isso o ideal para o projeto, cada um localiza pro seu caso.

E da mesma forma que lhe faltou conhecimento do BitdevsUDI, nao seria valido o desconhecimento dos hosts sobre o BitdevsNYC e sua lista ? Acho que sao pontos que se anulam, nao ?

Pra deixar claro, com essa lista, todos os bitdevs precisam saber dos outros bitdevs, com um indice externo, os bitdevs apenas precisam conhecer o indice... O que torna bem mais facil de prevenir essa falta de conhecimento sobre os bitdevs afora.

@brenorb

brenorb commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown
Author

Olha, por mim a galera de Uberlândia poderia até fazer um site .onion na dark web e ter uma palavra chave secreta para destravar o site, só que aí não dá para reclamar que eu não indexei os caras.

Mas enfim, como já disse ali em cima, não tenho paixões pelo formato, isso aqui não é ossificado como o Bitcoin e daria para já ter alterado 10 vezes antes de acabar essa conversa (inclusive na mão).

Já fiz minha parte. Lancei a ideia, alterei o de Brasília, fiz issue e PR para todos. Quem aceitar o PR vou manter junto com o de Brasília tranquilo. Trabalho tá todo feito. É descentralizado. Altera quem quiser. Se alguém pagar e assumir o domínio nacional e virar padrão, tenho zero problemas de mudar e adotar.

Por mim já deu de discutir se vou identar com tab ou quatro espaços.

@jaonoctus

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força (do merge)!

Se a ideia amadurecer pra ter o próprio site, sou a favor de migrar. Por enquanto, isso já é o suficiente

@jaonoctus jaonoctus merged commit 6ed9172 into saopaulobitdevs:master May 21, 2026
@jaonoctus

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

E porra @jaoleal cada cidade do Brasil ter o próprio BitDevs? vtnc kkkkkkkk é muita droga na mente

@jaoleal

jaoleal commented May 21, 2026

Copy link
Copy Markdown

E porra @jaoleal cada cidade do Brasil ter o próprio BitDevs? vtnc kkkkkkkk é muita droga na mente

PAGAO

@jaonoctus

Copy link
Copy Markdown
Collaborator

@jaoleal vc postou tanta bosta antes que eu nem tinha visto seu site, muito legal por sinal.

@brenorb

brenorb commented May 31, 2026

Copy link
Copy Markdown
Author

é legal mesmo, Brasília foi um dos primeiros a estar lá

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment

Labels

None yet

Projects

None yet

Development

Successfully merging this pull request may close these issues.

Adicionar menu "Outras Cidades" com links para outros BitDevs do Brasil

4 participants